Pular para o conteúdo principal

Análise Cyberpunk 2077

 


Análise Resumida

Cyberpunk 2077 é um jogo de RPG de ação em primeira pessoa. Por mais que tenha saído com bugs e com uma performance bem abaixo do esperado, vale cada centavo pela imersão, história e jogabilidade. Abaixo segue uma review detalhada SEM SPOILERS!


Análise Completa

As viúvas de The Witcher esperaram tanto tempo para o lançamento desse jogo, vocês não tem ideia. E então chega o dia D, o lançamento: bugs e obrigando muitos PC Master Race a rodarem a 30 FPS (blasfêmia!). Até o momento que essa análise está sendo escrita, a CD Projekt já prometeu dois patchs GRANDES até fevereiro, mas temos que esperar até lá pra jogar de boa? Não!

Rodei o jogo com uma GTX 1050ti, Ryzen 5 2600 e somente 8gb de RAM. Os gráficos no Low e com média 35fps. Obviamente pretendo jogar novamente quando melhorar minha GPU, mas só quero que entendam como foi minha jogatina. E não, não me caiu o braço jogar a 30 FPS e não, não ficou nada ruim jogar um FPS a 30 fps. Estou acostumado a jogar CSGO a 200fps, para vocês terem uma noção, no geral é uma questão de costume. Tirando que em partes fechadas eu ganhava uns 10 fps.
"Ah, mas lobo, tá justificando a performance ruim dos caras?" Não! Nunca! Blasfêmia! O que quero dizer é: dá sim para aproveitar o jogo, ainda mais se vocês não quiserem spoiler.

O que quero que vocês entendam é: Vocês são o V! Sim! VOCÊ! O personagem principal é você, as escolhas que ele faz na vida é você quem decide, então é essa imersão que os devs quiseram passar. Por mais que a criação de personagens não tenha sido tão elaborada (ajustar o tamanho da piroca pra mim tá de bom tamanho), o ideal é que mergulhemos a fundo no personagem e pensemos como se fosse a gente. Igual quando jogamos um RPG de Mesa com os amigos. Nesse quesito o jogo entrega muito bem o que promete.

O modo de contar a história está muito bem feito, ainda melhor do que The Witcher 3 e arrisco dizer que é por causa da imersão do jogo ser em primeira pessoa. Os NPCs, enquanto falam com você, esboçam reações, te olham, piscam, olham para os lados. Dá para notar uma reação de "desprezo" ou "tristeza" sem o NPC dizer uma palavra. Foram detalhes pequenos assim que me cativaram, infelizmente muitos deixam isso passar porque ficam preocupados com performance ou bugs (falarei deles mais abaixo).

Nunca fui um fanático por Cyberpunk no geral, tanto que sempre achei um saco Blade Runner. Então não tenho muitas referências para comparar o cenário Cyberpunk que o jogo apresenta. Aos meus olhos, é tudo muito bonito e muito bem pensado. Cada canto lembra muito a temática Cyberpunk, é tudo muito expressivo. A ambientação está linda demais.

Destacando também que o jogo não é um mundo aberto a nível GTA. Você não pode parar num fliperama pra jogar um arcade; cortar o cabelo na esquina; fazer queda de braço com seus músculos modificados; e por aí vai. Ele segue um ritmo mais RPG linear mas ao mesmo tempo não tão linear. O que quero dizer é que o foco é que você siga a história ou suas sidequests, no ritmo que você quiser. Concordo que eles venderam um jogo com um puta mundo aberto diversificado e vivo, mas na prática não é isso não.

Enquanto andamos pela cidade, encontramos sim diálogos únicos e alguns eventos diferentes, como batida policial, por exemplo. Mas no geral não é tudo que prometeram. Está na cara que iriam incrementar bem mais essa pegada de mundo aberto mas não fizeram por causa da falta de tempo. E isso faz falta? Claro que não. O que me cativou no jogo foram os detalhes e não a quantidade. Me contento com aquele diálogo nonsense dos cidadãos enquanto caminho em direção as missões, ou explorando aquele bairro cheio de sex shop ou bonecas dizendo que querem lamber minha xereca.

A jogabilidade é muito boa, melhor do que muito "só" FPS lançado no mercado dos games. Além da boa variedade de armas, dar tiro é gostoso demais. Por mais que tenha aquele lance do RPG, de ter que dar muitos tiros nos caras para matar, a fluidez dos combates a distância é impressionante. Já o combate corpo a corpo não convence tanto, mas não explorei muito já que não é minha praia.

Dirigir também está bem gostoso, cada carro apresenta um peso diferente no volante. Enquanto jogava recebia quase sempre missão pra compras de carros e quando o tempo passava, carros mais furiosos apareciam. E sim, dá pra roubar carros na rua sim, desde que você tenha um nível específico de "Força".



Ter ESCOLHAS foi o que mais me cativou. Já tínhamos isso antes nos jogos da empresa, só que agora está empregado de uma forma não vista, pelo menos não vindo deles. Você tem que entrar em prédio cheio de bandidos para pegar uma mercadoria. Como vai fazer isso? Matando todos sentando o dedo no gatilho? Ou hackeando as portas e passando sem ser visto? Stealth, tipo um espião? São várias formas de completar uma missão, o que faz o valor replay ser ainda maior (fazendo valer bem mais sua graninha suada).

O mesmo lance das escolhas vale para os diálogos. Nesse quesito temos ainda mais liberdade que as escolhas de The Witcher 3. Desde chegar dando murrão na cara de NPC ou sendo mais de boa com os caras. Ou seja, se você não for jogar de novo para completar as missões de uma forma diferente, vai fazer isso para ver que consequências diferentes suas escolhas terão no futuro da jogatina.

E agora os famosos BUGS do lançamento: não tive nenhum gritante. É, vi gente que teve bugs grotescos, mas os que eu tive foram só visuais mas nada que fudesse a jogatina. Uma vez ou outra o personagem saia do carro em andamento, mas nada demais. Acredito que por ser um jogo muito grande, a probabilidade de dar merda é bem randômica, então depende de cada save ou até de PC para PC.

Então, quem deve comprar Cyberpunk 2077? Aqueles amantes de Fallout ou um RPG de ação. Os tarados por jogos com escolhas (presente!). Ou quem quiser dar um tapa na gostosa.

--

Por que o Lobo não dá notas nas análises?

Porque nunca achei necessário. Não quer se aprofundar muito na análise para ter uma experiência mais única enquanto joga? Leia a análise resumida. Quer saber se realmente vale a pena comprar o jogo e jogar? Leia a análise completa. Nunca jogue algo só pela nota que os terceiros deram, um jogo que alguém deu nota 3 pode ser o seu jogo nota 10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porquê parei de baixar jogos Piratas

  A realidade brasileira nunca foi muito amigável com os gamers. Comparando os preços a outros países, sai bem caro ser gamer nesse país de doidos, falando obviamente daquele gamer que quer ficar por dentro das novidades. Acredito que seja por isso e por outros motivos que a pirataria é em alta aqui desde a época do nosso querido PS2.   Quem nunca foi em uma banca e pegou três jogos de PS2 por R$10 (míseros) reais? A pirataria naquela época era o único jeito de jogarmos, visto que muita gente sequer viu um jogo de PS2 original a venda (ou nem pensou em comprar).    Com a chegada dos novos consoles e o avanço de novas tecnologias, foi ficando cada vez mais difícil piratear, visto que para "crackear" os consoles tinha ficado mais hard . Além das mídias digitais também entrarem em ascensão com seus preços mais em conta, a pirataria poderia ser aposentada! Ou não .   Especificamente para jogos de PC, onde vários jogos estão disponíveis ao alcance de um clique, a pirataria é a rea

Porquê parei de fazer lives

  Bizarro é que quase 1 anos atrás eu fiz uma postagem aqui no blog dizendo do porquê eu fazia as lives. Agora estou vindo aqui explicar porque estou parando. Antes de 2020 talvez no começo do ano eu estava muito encucado. Eu sempre quis fazer algo relacionado a streams / vídeos mas também sempre soube que é muito difícil se destacar nesse meio. Na época minha vida profissional também não ia lá essas coisas, então decidi começar a fazer lives. Confesso que no começo a ideia era tentar fazer algo mais sério, mas com o passar do tempo eu acabei desencanando e comecei a levar as lives como um hobbie. A verdade é que antes das lives eu não conseguia só jogar algo, sempre que começava a jogar eu sentia que estava perdendo a chance de salvar aquela experiência em vídeos ou em lives. Agora 2 anos depois depois de ter começado as lives eu não sinto mais essa necessidade de estar sempre produzindo. Com a chegada das lives eu desenvolvi uma planilha para eu ir zerando todos os jogos que eu tenh

Por que faço Lives de jogos?

  Quem entende o mínimo de livestream e Twitch no geral, sabe muito bem como é um mar bem difícil de se destacar . Muitos tentam se aventurar na Twitch para tentar ganhar a vida com lives mas é algo muito, mas MUITO difícil de conseguir. Confesso que eu já pensei em fazer isso. Na verdade eu já até tentei e imagino que você também. Bastou quase um ano e muita conversa com outros do ramo para eu desistir de "tentar viver de streamer".   O fato é que muitos como eu trabalham o dia todo, provavelmente com algo que não gostamos, então só queremos chegar em casa e jogar um pouco. Muitos tentam fazer esse jogar um pouco virar algo mais profissional pra tentar viver de Stream. Mas chegar em casa cansado todos os dias e trabalhar mais ainda? Não sei vocês, mas não é pra mim.   Confesso que eu ficaria muito realizado se eu pudesse realmente viver com o que gosto de fazer: jogar.  A nossa realidade é bem cruel: Hoje em dia no Brasil só cresce quem apela para os games mais jogados (LoL